quarta-feira, 9 de março de 2011

Viva Pernambuco!


   Está chegando a hora de acenar e se despedir do Carnaval Pernambucano, muitos foliões da nossa terra e de diversos lugares do planeta presenciaram a cultura viva de Pernambuco. Foram semanas de ansiedade, Recife e Olinda  já preparavam suas fantasias e repertórios para avisar ao mundo a mais uma chegada do Carnaval. O ritmo dos tambores das ladeiras de Olinda fazem o coração acompanhar, e com as cores e a dança viva do frevo fazem a alma pular de alegria.
  Entre 1910 e 1911 surgia nas ruas do Recife o frevo, que posteriormente se transformaria o símbolo principal de Pernambuco. Uma marcha acelerada com passos característicos da Capoeira, fez a dança ganhar cores e popularidade a cada ano. O Maracatu com seu baque virado e solto surgiu bem antes que o frevo, onde seu forte é atualmente a zona rural Nazaré da Mata ( A cidade do maracatu), esses dois ritmos consolidaram a cultura Pernambucana.

                                                                            Maracatu

   Não posso fazer essa postagem sem falar um pouco do grande bloco do Galo Da Madrugada, seria como citar a Nação Zumbi sem falar de Chico Science.
   O Galo surgiu em 1978 para resgatar o frevo de rua, que nessa época saia literalmente pela madrugada do sábado. Devido sua dimensão e a extensão festeira, o Galo Da Madrugada passou a cortejar no sábado pela manhã até o pôr do sol. Não é a toa que a vários anos o Galo é considerado como o maior bloco de rua do Mundo, quase 2 milhões de pessoas compareceram para foliar neste ano.
                                                                   Galo da Madrugada
 É isso aew, se escrever toda sua riqueza vou acabar quebrando o teclado do laptop.SEJA SEMPRE ASSIM MEU PERNAMBUCO, BRILHANDO JUNTO COM O SOL, COM SUA RIQUEZA E     SIMPLICIDADE CULTURAL.  VIVA PERNAMBUCO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário